INFARMED alerta para possíveis avarias de pacemakers devido às TAC

Nota informativa baseada em aviso da FDA

12 agosto 2008
  |  Partilhar:

A Autoridade Nacional do Medicamento (INFARMED) alertou para possíveis avarias de aparelhos como pacemakers e neuroestimuladores devido aos raios-x da Tomografia Axial Computadorizada (TAC), na sequência de um “pequeno número” de casos registados pela autoridade congénere norte-americana (FDA).
 

 

Em causa estarão “choques” não intencionados de neuroestimuladores, avarias das bombas de perfusão de insulina e alterações transitórias da frequência de estimulação de pacemakers.
 

 

O INFARMED recomenda que antes de iniciar um exame de TAC, o operador questione o doente sobre os seus dispositivos e nos casos em que seja possível retire temporariamente aqueles que são externos da zona que vai ser examinada. Doentes com neuroestimuladores devem também desligá-los enquanto o exame é realizado para tentar minimizar a exposição do dispositivo aos raios-x.
 

 

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Partilhar:
Ainda não foi classificado
Comentários 0 Comentar

Comente este artigo

CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Incorrecto. Tente de novo.
Escreva as palavras que vê na imagem acima. Digite os números que ouviu.