FDA adverte contra medicamento ligado a uma morte

Telitromicina poderá provocar envenenamento do fígado

26 janeiro 2006
  |  Partilhar:

A Food and Drug Administration (FDA) alertou na semana passada contra um medicamento do grupo farmacêutico franco-alemão Sanofi-Aventis, o Ketek, ligado a uma morte na sequência de complicações hepáticas. O Ketek, cujo princípio activo é a telitromicina, é comercializado nos Estados Unidos, mas também na Europa e no Japão, indicou a FDA em comunicado. "Apesar de ser difícil determinar a frequência real dos casos adversos, a partir do sistema de informação voluntário (MedWatch), a FDA continua a avaliar a questão dos incidentes ligados ao fígado, associados à utilização do telitromicina para decidir se convém mudar a etiquetagem ou tomar outras medidas", referiu o texto, baseado num artigo publicado pelo "Annals of Internal Medicine" que referiu três incidentes sérios ligados à toma de telitromicina, um dos quais mortal. Em consequência, a FDA pediu aos médicos e prestadores de serviços nos centros de saúde para controlar os pacientes que tomam este medicamento para que, no caso de detectarem problemas no fígado, os indicarem e pararem a administração do medicamento, caso estes venham a aparecer. Fonte: Lusa MNI- Médicos Na Internet

Partilhar:
Ainda não foi classificado
Comentários 0 Comentar

Comente este artigo

CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Incorrecto. Tente de novo.
Escreva as palavras que vê na imagem acima. Digite os números que ouviu.