Estudo relaciona sildenafil e cegueira

Trabalho publicado no British Journal of Ophthalmology

06 dezembro 2006
  |  Partilhar:

 

Homens de meia-idade com problemas cardiovasculares podem sofrer um risco maior de perda de visão súbita se ingerirem medicamentos contra a impotência, alerta um estudo publicado no British Journal of Ophthalmology.
 

Médicos da University of Alabama, Birmingham, EUA, fizeram uma pesquisa com 38 homens com diagnóstico de Neuropatia Óptica Isquémica Anterior Não-Arterítica (Naion).
 

 

Ao serem entrevistados, os pacientes responderam a questões sobre o histórico médico e se tinham tomado fármacos contra a disfunção eréctil, cujo princípio activo é o sildenafil. Posteriormente, os dados foram comparados com os de um questionário efectuado a um grupo de "controlo", composto por outros 38 homens com idade comparável e que não sofriam de Naion.
 

 

Quando os dois grupos foram relacionados, não foram encontrados vínculos entre a doença e o uso destes medicamentos. Mas o resultado foi diferente entre os que tinham um histórico de Ataque Cardíaco e que tomavam fármacos contra a Disfunção Eréctil. Estes últimos estavam 10 vezes mais propensos a sofrer de Naion do que os que não tomaram os medicamentos e nunca tiveram Ataque Cardíaco.
 

 

Os cientistas também acreditam que possa haver uma relação estatística entre a doença, entre os homens que tenham tensão alta e tomam o medicamento, mas reconhecem que o estudo efectuado não consegue quantificar o risco adequadamente.
 

 

No grupo de portadores da doença estudado, a média etária é de 61 anos e mais da metade dos pacientes sofreu um ataque cardíaco, tem diabetes ou altas taxas de colesterol, ou é fumador. Estes são factores que, na meia-idade, estão relacionados, de forma independente, com o risco de desenvolver a doença.
 

 

MNI-Médicos Na Internet
 

 

Partilhar:
Ainda não foi classificado
Comentários 0 Comentar

Comente este artigo

CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Incorrecto. Tente de novo.
Escreva as palavras que vê na imagem acima. Digite os números que ouviu.