Drogas recreativas causam sintomas de privação graves e morte

Drogas como o ecstasy liquido são perigosas

06 fevereiro 2001
  |  Partilhar:

Um estudo publicado recentemente mostra que uma droga popular em festas e usada também por culturistas pode causar sintomas de privação graves e prolongados e até a morte. A droga em causa denomina-se gamma-hidroxibutirato (GHB) e é também conhecida por ecstasy líquido.
 

 

O estudo foi publicado na edição de Fevereiro dos Annals of Emergency Medicine.
 

 

Analisando registos de 8 pacientes que usavam a droga, os investigadores descobriram que todos apresentaram sintomas de privação 1 a 6 horas após a administração da última dose. Os sintomas incluíam ansiedade, insónia, aceleração do ritmo cardíaco e pressão sanguínea elevada. Estes sintomas duravam até 15 dias e pelo menos um doente morreu.
 

 

 

Os doentes tinham de 22 a 38 anos, a maioria eram culturistas e tomavam a droga desde há 2 meses a 3 anos. O GHB era administrado 1 a 3 horas após a últimas dose, de forma consecutiva.
 

 

 

A droga, que era usada inicialmente como anestésico, tornou-se popular entre jovens pelo seu efeito estimulante. Nos EUA esta substância parece estar a tornar-se popular a diversos níveis: é usada por idosos com insónias, por culturistas e jovens que ainda não têm acesso ao álcool. É usada também para aumentar o prazer sexual.
 

 

 

Drogas semelhantes que são vendidas livremente nos EUA como suplementos dietéticos são convertidas em GHB no corpo.
 

 

Helder Cunha Pereira
 

MNI - Médicos Na Internet
 

 

Fonte: Reuters Health

Partilhar:
Ainda não foi classificado
Comentários 0 Comentar

Comente este artigo

CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Incorrecto. Tente de novo.
Escreva as palavras que vê na imagem acima. Digite os números que ouviu.