Antibiótico vancomicina pode causa perturbação hemorrágica

Estudo publicado no “New England Journal of Medicine”

05 março 2007
  |  Partilhar:

 

Um estudo publicado na revista "New England Journal of Medicine" alerta para um antibiótico administrado para combater infecções causadas por estafilococos poder provocar uma baixa do número de plaquetas e desencadear uma perturbação hemorrágica, por vezes, fatal.
 

 

Segundo cientistas do Medical College of Wisconsin e do BloodCenter of Wisconsin''s Blood Research Institute, a vancomicina está ligada a uma baixa de plaquetas e pode provocar Trombocitopenia.
 

 

A Plaquetopenia (Trombocitopenia) é uma diminuição das plaquetas (trombócitos) que participam na coagulação. Vários fármacos, incluindo alguns antibióticos, podem induzir a uma destruição imunológica das plaquetas.
 

 

A vancomicina é usada há mais de três décadas contra infecções por estafilococos que, com frequência, são resistentes a outros antibióticos. Até agora, os seus efeitos secundários conhecidos limitavam-se a problemas de audição e lesões hepáticas.
 

 

Apesar da descoberta agora revelada, os cientistas opinaram que a este facto não deve limitar a aplicação do antibiótico, que, em muitos casos, pode salvar a vida dos pacientes. Segundo Richard Aster, líder da investigação, as hemorragias só afectam uma pequena proporção dos pacientes que recebem o antibiótico.
 

 

No estudo, os cientistas analisaram informações clínicas de 29 pacientes que tomavam o antibiótico e apresentavam baixos números das contagem de plaquetas. Três dos 29 pacientes morreram devido a complicações hemorrágicas. A medicação foi continuada em 15 dos 29 pacientes e nenhum registou aumento na contagem de plaquetas até que o antibiótico fosse interrompido e substituído por um outro fármaco alternativo.
 

 

MNI- Médicos Na Internet
 

Partilhar:
Ainda não foi classificado
Comentários 0 Comentar

Comente este artigo

CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Incorrecto. Tente de novo.
Escreva as palavras que vê na imagem acima. Digite os números que ouviu.